Pesquisa realizada na universidade particular, a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), especificamente no Campus sediado na cidade de Biguaçu – SC, com o intuito de identificar a percepção do aluno quanto à EaD vivida e utilizar dessa pesquisa para promover ajustes necessários nos sistemas de EaD, os quais incluem em geral os componentes aluno, docente, comunicação e estrutura e organização.
Esta pesquisa teve abordagem qualitativa (descritiva) e foi utilizada uma análise de conteúdo para identificar as categorias relativas aos componentes do sistema de EaD.
Teve como público alunos da 2ª fase, do curso de pedagogia educação infantil e séries iniciais, no segundo semestre de 2004, cujo perfil é representado por 93,9% de alunos do sexo feminino e 6,1% de alunos do sexo masculino, possuem idade entre 24 e 40 anos, trabalham em turno integral ou parcial e são alunos que freqüentam a disciplina de Métodos e Técnicas da Pesquisa em Educação na modalidade semi-presencial, do qual apenas 7% disseram já ter participado de disciplinas na modalidade a distância e, para 93% tratava-se da primeira experiência com EaD. Foram 56 (cinqüenta e seis) formulários, preenchidos pelos alunos.
A pesquisa desenvolvida proporcionou a categorização da EaD vivida por alunos do ensino superior, possibilitando a discussão sobre os sentimentos dos alunos quanto a modalidade semi-presencial,. Para efeitos de apresentação dos resultados, as categorias foram agrupadas nos componentes do sistema de EaD. A seguir, ilustra o resultado da pesquisa:
Componentes do Sistema de EaD
1 Relacionados ao aluno
- Autonomia nos estudos, motivação para a pesquisa, inovação na Educação (na profissão do aluno), disciplina nos estudos, flexibilidade nos estudos, construção do conhecimento.
2 Relacionados ao Docente
- Conhecimento das características da professora noutras disciplinas ministradas na Universidade (“sempre foi dedicada e consegue fazer de um problema, uma solução”), Atenção do professor no Fórum, no chat e nas respostas aos e-mails da ferramenta “contato com o professor”, Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem.
3 Relacionados à Comunicação
- Inclusão digital, conteúdo (módulos, material impresso), ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
4 Relacionados à Estrutura e Organização
- Espaço nos laboratórios de Informática, escassez de recursos da universidade.
Acessado dia 16/04/07, do site: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/012tce3.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Algumas pessoas acreditam que alunos de ensino à distância optam por este curso por uma questão de fácil acesso ao diploma e que em geral são pessoas que estudam muito pouco, consideram a avaliação fraca e portanto são formados com grande deficiência. Porém, pesquisas mostram que a essência do aluno de ensino à distância demonstra ao contrário, pois, ele deve apresentar características que envolvem a disciplina e o auto estudo. Os alunos de cursos a distância devem ter automotivação e autodisciplina, pois, a flexibilidade do ambiente online exige a responsabilidade e neste momento o estudante deve ser autônomo e gestor de seu processo de aprendizagem, capaz de se autodirigir.
Postar um comentário